Não vamos começar este texto perguntando se você sabe o que são as normas técnicas. Surpreendente? Esperamos que sim. A verdade é que você, caro leitor, para ter chegado até aqui deve ter uma mínima noção do que elas são. Para isso, basta ter conhecimento da ABNT, associação que determina as normas. Se o termo te parece familiar, mas ainda não evoca nenhuma recordação, lembre-se da época da escola: os trabalhos escolares digitados precisavam estar nas normas. Na engenharia, é igual.
É claro, os nossos serviços são desenvolvidos de um modo mais complexo do que meros trabalhos escolares, mas, assim como eles, contam com recomendações advindas da mesma associação. Para os projetos de engenharia, existem várias NBRs (a sigla usada para “normas brasileiras”) direcionando serviços. As diretrizes, criadas com a ajuda de especialistas, padronizam processos e facilitam o entendimento das metodologias e a realização dos trabalhos.
Embora não tenham caráter obrigatório, as NBRs são adotadas por ajudarem no desenvolvimento de projetos e contribuírem com a participação em licitações. O processo de criação e revisão conta com a participação de todos os cidadãos, que, por opção, podem preencher um formulário de demanda. Na DM Engenharia, seguimos as normas em nossos serviços, refletindo a responsabilidade que temos com as obras e os contratantes.