Pode parecer óbvio, mas não é: contar com uma boa instalação hidráulica é um ponto-chave para o bom funcionamento de qualquer edifício. O leitor deve estar pensando o pior do autor (“É claro que é importante, que ideia!”), mas, por incrível que pareça, há quem não pense por este lado. Por isso, deixamos um conselho: não aja como se a instalação hidráulica fosse um mero detalhe, pois água limpa e bem tratada é um dos pontos mais importantes de qualquer construção.
A instalação hidráulica é um projeto que indica todos os pontos de água do imóvel. Entre eles, caixa d’água, redes de distribuição, rede de esgoto e rede de águas pluviais. Há, ainda, as tubulações e reservatórios. Para pensar o sistema de abastecimento, distribuição e escoamento, é importante levar em consideração uma série de aspectos. É o caso da qualidade dos materiais, da instalação correta e da realização de manutenções periódicas, garantindo o bom funcionamento.
O uso de materiais duvidosos, a falta de um bom projeto e a ausência de um bom profissional pode acarretar em falhas de funcionamento. Alguns dos problemas que podem surgir são vazamentos, entupimentos, baixa pressão da água e corrosões. Em casos piores, a estrutura do edifício e as demais instalações serão danificadas, exigindo novos gastos. Para prevenir, uma boa estrutura e um projeto adequado são primordiais.