Na DM Engenharia, realizamos serviços variados de construção civil. O gerenciamento do empreendimento “Ponta a Ponta”, realizado por nós, garante zelo na gestão de recursos dos clientes, construções bem-sucedidas e a satisfação de contratantes e parceiros. Soma-se, ainda, o comportamento ético da equipe, o respeito ao meio ambiente e grandes critérios de qualidade no processo, visando entregar obras que superem as expectativas.
Para a concretização de empreendimentos e obras de sucesso, acompanhamos o cliente desde o início, atuando no gerenciamento dos projetos, apresentando soluções técnicas otimizadas e executando a obra dentro do custo, prazo e qualidade planejados.
Para construir, é fundamental conhecer quais são as etapas de uma obra, desde a contratação dos projetos de arquitetura até a limpeza final para a tão esperada mudança para o novo edifício.
É aqui que o serviço se inicia. A partir desta etapa, desenvolvem-se todas as atividades de projeto, planejamento, orçamento e construção.
Após a definição do projeto de arquitetura, é o momento de contratar os projetos de estruturas, instalações elétricas, instalações hidro-sanitárias, telefonia e internet.
Etapa de definição do início da obra, onde distribui-se o custo entre as etapas seguintes.
É a preparação para iniciar a obra. Inclui a limpeza e o fechamento do terreno, montagem do canteiro e do barracão de obras e serviços de terraplenagem. Em seguida, é feita a locação de obra com a montagem do gabarito e a definição dos eixos de execução das fundações. Posteriormente, paredes e divisórias.
São as fundações que sustentam a edificação. A definição ocorre por meio de análises do tipo de edificação e do tipo de solo do terreno.
São as estruturas que ficam acima da terra, como pilares, vigas e lajes. As mais comuns no Brasil são: concreto armado convencional ou protendido, alvenaria estrutural e estruturas metálicas (especialmente em galpões e indústrias).
Etapa de execução de alvenarias, chapisco, emboço ou reboco. As paredes também podem ser em Drywall (gesso acartonado) ou divisórias.
A construção do telhado divide-se em duas etapas: estrutura (engradamento) e cobertura (telhas). As telhas podem ser cerâmicas, concreto, metálicas, fibrocimento e vários outros modelos.
Estas repartem-se em instalações de água fria, de esgoto, de água quente e, se houver, de água de reuso. Exigem atenção e cuidado no processo, para evitar vazamentos e problemas futuros.
É a passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores. Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor.
São as instalações de TV, segurança, internet, gás e ar condicionado.
É a etapa de assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados, azulejos e granitos.
Instalação das aberturas da edificação, como portas, janelas e portões.
Etapa de pintura interna e externa, além da aplicação de texturas. A pintura interna em paredes de alvenaria tem a aplicação de selador, aplicação de massa corrida, pintura com tinta acrílica, louças e metais.
Etapa de instalação de lavatórios, bancadas, box de banheiro e armários planejados.
Etapa de cuidados com piscina, quadra, área para churrasqueira, gradil, plantio de grama e cultivo de jardim.
Última etapa. É realizada com todo o cuidado e atenção aos detalhes, para receber os ocupantes do imóvel. As instalações também são testadas nesta etapa.
Todas as etapas devem ser seguidas com respeito às diretrizes da ABNT. Neste serviço, são a NBR 12722/1992 e a NBR 15575-1/2013.