A condição de um edifício é o seu aspecto principal. Não importa a finalidade do uso, pode ser comercial ou residencial, mas é fato que boa parte da reputação entre os ocupantes e os transeuntes partirá de sua conservação. É dela que vem a confiança que o ocupante terá para entrar naquele edifício, por exemplo. Do mesmo modo, nasce a reputação de um escritório, ou a atratividade de um condomínio para um possível morador. Para preservar o estado visual e funcional de um prédio, existe a manutenção predial.
Este serviço é um conjunto de atividades realizadas para cuidar do estado de conservação de uma construção, consertando diversos setores e instalações, além de realizar revisões periódicas e preventivas. Há duas maneiras de executá-lo: de modo avulso, contratando reparos específicos conforme a necessidade, e por um contrato de custo fixo, garantindo a parceria com uma empresa. Este é o modelo de negócios adotado pela DM Engenharia.
Há três tipos de serviços na manutenção predial: preventivo, corretivo e preditivo. O preventivo é realizado periodicamente, tendo como principal objetivo a redução da possibilidade de degradação de um item. O corretivo soluciona os problemas detectados pelas atividades preventivas. Já o preditivo analisa um equipamento ou sistema para prever o seu estado futuro, auxiliando nas atividades preventivas.
É muito importante contar com uma equipe fixa de manutenção, pois são realizados relatórios catalogando a situação das instalações, facilitando a antecipação de ajustes, melhorando a atividade, garantindo a segurança dos ocupantes e aumentando o tempo de vida útil de uma construção. Instalações elétricas, pinturas, jardins e sistemas de segurança são alguns dos aspectos beneficiados. Fora a manutenção da confiança do contratante, que é garantida.